Background Image


ensino profissional 

Post Image
26 maio

ENSINO PROFISSIONAL
Trajetória ascendente 


O Colégio Dr. Luís Pereira da Costa abrirá, no ano letivo 2020/2021, os seguintes cursos profissionais: Técnico de Desporto, Técnico de Comunicação e Serviços Digitais e Técnico de Informática – Sistemas.
O ensino profissional encontra-se numa trajetória ascendente, pois há, efetivamente, vantagens na sua escolha. Assim, estes cursos são de nível secundário e oferecem, por um lado, uma formação geral, sociocultural e científica e, por outro lado, uma formação tecnológica profissional, garantindo, desta forma, o diploma do ensino secundário e qualificação profissional de nível IV.
Durante os três anos, os alunos aprendem, de forma aprofundada, sobre a área na qual pretendem trabalhar no futuro. Existe um contacto direto entre os alunos e as empresas, uma vez que a escola estabelece parcerias, dando a oportunidade aos alunos de compreenderem o funcionamento das organizações onde, posteriormente, poderão ir trabalhar. Os alunos têm a oportunidade de realizarem a Formação em Contexto de Trabalho - estágio profissional - , o que constitui, sempre, uma experiência marcante e decisiva na vida dos estudantes.
Em termos de futuro, o ensino profissional habilita os alunos para o prosseguimento dos estudos, com a possibilidade de realizarem as provas de acesso ao ensino superior, ou, ainda, para uma entrada direta no mercado de trabalho como técnicos intermédios.
Faz-se notar, também, que os alunos do ensino profissional são obrigados a realizar Provas de Aptidão Profissional, isto é, um trabalho de projeto, que exige uma defesa oral perante um júri, e que marca o terminus do curso.
O diretor da escola, Rui Miranda, sublinhou que os cursos escolhidos “apresentam uma elevada taxa de empregabilidade e vão ao encontro das necessidades sentidas pelo tecido empresarial do meio onde o colégio está inserido”. Já Edgar Almeida, Coordenador do Processo de Certificação EQAVET, vincou que “a implementação deste processo e consequente certificação, agendada para setembro, trará um reconhecimento da qualidade dos cursos profissionais ministrados nesta instituição”.
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes os decisores políticos, organismos reguladores, alunos/formandos, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.
* Cursos financiados pelo POCH
#somosCDLPC
#somoscomunidade
#ensinoprofissional
#eqavet