Background Image


Colégio SOLIDÁRIO 

Post Image
26 maio

Colégio SOLIDÁRIO: a importância do SER


No âmbito do tema aglutinador de escola “CDLPC… Somos Comunidade!”, surge o projeto de responsabilidade social, cívica e ambiental (PRSCA). A prática de Responsabilidade Social é parte integrante da nossa cultura de escola, tendo por base a ética, o agir e o ser uma instituição socialmente responsável. Considera-se que trabalhar o lado social é muito mais do que uma simples "responsabilidade"; é, principalmente, uma questão de atitude, que deve ser desenvolvida de maneira contínua e permanente.
Com o objetivo de despertar para essa consciência social, o colégio promove atividades direcionadas à comunidade envolvente da Escola que revelam uma constante preocupação solidária, tentando incutir, na comunidade escolar, princípios de cidadania ativos que tornem os nossos alunos melhores pessoas e socialmente mais responsáveis. Deste modo, a nossa escola está a levar a cabo a Campanha de Solidariedade “Juntos, Acolhemos MELHOR”, que tem por objetivo ajudar o Centro de Acolhimento de Leiria nesta época de pandemia. Para além desta iniciativa, é já nosso hábito desenvolvermos, ao longo do ano, diversas campanhas como a atribuição do Cabaz de NATAL e, por exemplo, a ajuda às famílias que resulta de uma parceria estabelecida com a Conferência S. Vicente de Paulo. Procuramos, sempre que nos é possível, identificar e promover campanhas individuais para ajudar algum aluno que se encontre numa situação mais fragilizada. Para além desta componente, também a nível nacional, participamos na Campanha da UNICEF, Nariz Vermelho, Banco Alimentar, AMI, Amnistia Internacional, entre outras.
Acreditamos que ser solidário não é algo que se aprenda nos livros. No entanto é algo que queremos incutir e transmitir com espontaneidade aos jovens que, diariamente, formamos. Por esta razão, no final de todos os períodos, distinguimos o melhor aluno em termos de Atitudes e Valores. Esta eleição é feita pelas turmas e validada pelos professores. Pretendemos, efetivamente, demonstrar que é o SER que define e não, de todo, o ter!

Carla Calvete, Coordenadora do PRSCA